PROCISSÃO DAS CINZAS: Quarta, dia 6 de Março / PROGRAMA
Data: 28/02/2019

PROCISSÃO DAS CINZAS: Quarta, dia 6 de Março

17h. – Tempo de Oração –
17.30h. - Documentário : "Procissão das Cinzas no Convento e em S. Miguel nos Açores". Alocução da Dra Graça Alves sobre estas duas procissões.

18h. - Concentração das Imagens

18.30h. – Início da Procissão Cinzas. Igreja, Ponte do Frades, Escola da Torre… Igreja.
EUCARISTIA- SIMBOLOGIA DAS CINZAS.

Os Santos
da Procissão das Cinzas

São Francisco de Assis (Italiano do século XII) O santo amigo dos pobres e da natureza; chamava a todos seres vivos por irmãos. Grande amigo de Jesus pobre e humilde. Fundou a ordem franciscana. Construiu pela 1ª vez um presépio. Padroeiro dos ecologistas das sociedades protectoras dos animais. Dia do Santo: 4 de Outubro

São Francisco Xavier (Espanhol, do sec. XVI) . Co-fundador dos Jesuítas Foi um grande missionário. Evangelizou e baptizou inúmeros povos de Ásia. Considerado o apóstolo das índias e da China. Padroeiro das missões. Dia do Santo: 3 de Dezembro.

Santa Margarida de Cortona: ( Italiana, do século XIII): Depois de uma vida dissoluta, sem ideais, nem compromissos tornou-se uma grande amiga de Jesus e dos irmãos, com uma vida austera e disciplinada e comprometida com a causa do Evangelho. Dia do Santo: 17 de Maio.

São Roque (Francês, do século XIV). O grande apóstolo e amigo dos leprosos. Tornou-se enfermeiro e depois médico para gratuitamente curar doentes. Grande profeta da solidariedade para com os desprezados, amigos dos leprosos e de todos os doentes . Defensor das pestes e contaminações. Defensor das pessoas com pestes e contaminações. Dia do Santo: 16 de Agosto.

Santa Rosa Viterbo (Italiano, do Século XIII) : Pertenceu à ordem terceira franciscana e depois fez-se Religiosa. Uma grande missionária e evangelizadora das crianças e dos adolescentes. Dia do Santo: 4 de Setembro.

São Benedito (Etíope, do século XVI): Amigo dos povos escravos, sobretudo dos que eram comercializados na costa africana e levados, como animais de trabalho, para o Brasil, a fim de trabalharem nas novas e produtivas explorações agrícolas. Foi um pioneiro na defesa dos direitos humanos e na inserção humana e eclesial dos povos negros. Homem de acção, de intervenção social e solidária com os mais explorados da sociedade de então e também hoemem de oração e de contemplação.

Santo Ivo ( Francês, do século XII ): o homem da justiça e do direito. Defensor das causas judiciais dos mais pobres. Padroeiro dos juristas (advogados, magistrados, etc.). Dia do Santo: 19 de Maio.

Santa Isabel de Portugal (portuguesa, do século XIII) : esposa de D.Dinis; uma mulher com um grande coração para com os mais pobres, os doentes e os miseráveis; apóstola da caridade e da partilha. Dia do Santo: 4 de Julho.