NADA TE PERTURBE!...
Data: 25/05/2019

NADA TE PERTURBE!...
"Não se perturbe nem se intimide o vosso coração". Pede-nos Jesus no Evangelho deste Domingo.
Vivemos muitas vezes perturbados e intimidados por muita coisa e por muitos problemas. Caminhamos afogados em tantas inquietações e desconfianças, A vida é por vezes feita de correrias, sem tempo para parar, contemplar, respirar, admirar, emaravilhar-se. Eis esta pequena história…
Um homem estava dependurado num barranco e agarrou-se às raízes de uma árvore. Em cima do barranco havia um leão enorme, queria devorar o homem. O leão rosnava, mostrava os dentes, babava de ansiedade pelo prato que tinha à sua frente. Em baixo, prontas para engoli-lo, quando caísse, estavam nada mais, nada menos do que seis onças tremendamente famintas. Ele erguia a cabeça, olhava para cima e via o leão rosnando. Quando o leão dava uma folga, ouvia o urro das onças, próximas do seu pé. As onças em baixo querendo comê-lo e o leão em cima querendo devorá-lo. Em determinado momento, ele olhou para o lado esquerdo e viu um morango vermelho, lindo, com aquelas pontinhas douradas reflectindo o sol. Num esforço supremo, apoiou o seu corpo, sustentado apenas pela mão direita, e com a esquerda, pegou no morango. Quando pôde olhá-lo melhor, ficou inebriado com sua beleza. Então, levou o morango à boca e deliciou-se com o sabor doce e suculento. Foi um prazer supremo comer aquele morango tão gostoso. Foi capaz de fixar a sua atenção na beleza e na doçura do morango. Diz a história que o morango, libertou-o das amarras do leão e da a meça das onças.
A sofreguidão do trabalho, a ansiedade e a perturbação causadas por tantas ocupações e preocupações, não permitem fixar o coração nas coisas belas da vida.
Na liturgia deste domingo sobressai a promessa de Jesus de acompanhar de forma permanente a caminhada de cada discípulo e da sua comunidade em marcha pela história. Não estamos sozinhos; Jesus ressuscitado vai sempre ao nosso lado. Ele traz-nos a paz e dá-nos o Espírito Santo. Olhemos o Evangelho: Jesus deixa-nos a paz, como dom. Essa paz que provem do amor de Jesus, do perdão, do reatamento sempre renovado, dos laços e da comunhão entre as pessoas. Jesus adianta: “Não se intimide, nem se perturbe o vosso coração". Porque Deus está connosco, porque Jesus nos acompanha nos diversos passos e situações da nossa vida, temos a confiança necessária para enfrentar todos os perigos, todas as fraquezas, todas as afrontas, sem que nos deixemos dominar pelo medo. “Nada te perturbe, nada te espante, quem a Deus tem, nada lhe falta”, diz-nos Santa Teresa de Ávila. Estás perturbado por um problema, confia em Deus. Estás mergulhado no medo por causa de uma situação difícil, abandona-te a Deus. Sentes-te em perigo, Deus acompanhe-te. Vês a tua vida sem rumo, olha para Deus! Nada perturbe, nada intimide o vosso coração!



fechar