SUPERAR OS IMPASSES!... III DOMINGO DA PASCOA - Dia da Mãe.
Data: 04/05/2019

SUPERAR OS IMPASSES!...
III DOMINGO DA PASCOA - Dia da Mãe.

HISTÓRIA. (A história de uma mãe que soube relançar as redes)
Um canal da televisão mostrou-nos um progresso extraordinário da medicina. Um pequeno que nasceu anão, que depois de aturados tratamentos internos e externos muito difíceis, conseguiu crescer e retomar um lugar normal na escola e na vida. Apareceu muito feliz a mãe que lutou tenazmente por este processo, acompanhando pacientemente a criança e colaborando com os técnicos. Entrevistada e interrogada sobre os enormes gastos de dinheiro, ela disse esta palavra encan¬tadora que registei: "Nós, mães, não precisamos de ter coisas, mas sim força de vontade!"
O que esta mãe correu e lutou para o filho crescer fisicamente! Superou-se, soube enfrentar a situação de adversidade. Muitas mães e pais se esforçam-se, como esta mãe, pelo crescimento dos filhos, não apenas no esqueleto mas na ossatura dos valores, na espiritualidade, .
HISTÓRIA. ( A história que soube encontrar soluções, em vez de se lamentar )
Durante uma entrevista, um jornalista perguntou a um famoso sábio: "Como faz para não se desencorajar diante dos seus insucessos?" O sábio respondeu-lhe que tinha aprendido com a sua mãe, quando tinha apenas cinco anos, que se podia transformar uma má experiência numa ocasião de aprendizagem.
Contou então que, criança de cinco anos, tinha agarrado de¬sajeitadamente numa garrafa de leite do frigorífico, deixando-a cair. Todo o leite se derramou. Ouvindo o barulho, a mãe apareceu. Vendo o leite derramado perguntou-lhe: "Gostarias de brincar com o leite sobre o soalho, fazer desenhos...?" Depois de o deixar divertir-se à vontade, disse-lhe: "Com que é que vamos limpar isto: com uma toalha, uma esponja ou uma esfregona?"
Quando o chão ficou bem limpo, e depois de lhe ter dado um banho, disse-lhe: "Se deixaste cair a garrafa de leite é por¬que ainda não aprendeste a segurá-la. Vamos até ao jardim, eu encherei uma garrafa de água e tu vais treinar a segurá-la sem a deixar cair". Todo contente, agarrou na garrafa mas ela deslizou-lhe das mãos. Repetiu o gesto até ao momento em que se deu conta de que, se segurasse a garrafa pela parte de cima, conseguiria transportá-la com mais segurança. "A partir desse momento, acrescentou o famoso sábio, empreguei a minha energia e o meu tempo a encontrar soluções em vez de me deixar paralisar pelos insucessos".

O Evangelho deste 3º domingo da Páscoa apresenta os discípulos em missão, continuando o projecto libertador de Jesus. Deste Evangelho, poderemos tirar algumas ilações para a nossa vida: a acção dos discípulos só será coroada de êxito se eles persistirem e resistirem, se souberem encontrar soluções para as crises, reconhecendo o Ressuscitado e se deixarem guiar pela sua Palavra; no mar dos tormentos da vida, (simbolizados nos tormentos do mar - evangelho), repousar e confiar sempre em Deus; mesmo que à nossa volta tudo desabe, e a nossa vida esteja cheia de insucessos e traições, recomeçar em cada fracasso e em cada falhanço. Com Cristo Vivo, lance sempre as redes no mar da sua vida!


fechar