CRISTO VIVE!!! ELE QUER-TE VIVO! II DOMINGO DA PÁSCOA
Data: 27/04/2019

CRISTO VIVE!!! ELE QUER-TE VIVO!
II DOMINGO DA PÁSCOA
Celebramos a Semana Santa, com profundidade, na alegria, na fé e na esperança. A Páscoa continua na Vida! Na liturgia da Igreja, celebramos o Tempo Pascal até à Festa do Espírito Santo . Neste segundo domingo, na Palavra de Deus, proclamada na Eucaristia, temos os testemunhos da Vida ressuscitada, nas primeiras comunidades cristãs. O Santo Padre publicou uma mensagem, "Cristo Vive" muito bela e profunda, dirigida aos jovens e a todos os cristãos. Extraímos algumas passagens impressionantes.
n1. Cristo, nossa esperança, está vivo e é a mais formosa juventude deste mundo. Tudo aquilo que Ele toca torna-se jovem, faz-se novo, enche-se de vida. Então, as primeiras palavras que quero dirigir a cada um dos jovens cristãos são: Ele vive e quer-te vivo!
n2. Ele está em ti, Ele está contigo e nunca se vai embora. ..... Quando te sentires envelhecido pela tristeza, pelos rancores, pelos medos, pelas dúvidas ou pelos fracassos, Ele estará presente para te devolver a força e a esperança.
n.104. Recordo-te a boa notícia que nos foi oferecida pela manhã da Ressurreição: que para todas as situações obscuras ou dolorosas mencionadas há uma saída. Por exemplo, é verdade que o mundo digital te pode colocar perante o risco do ensimesmamento, do isolamento ou do prazer vazio. Não te esqueças, porém, que há jovens que inclusive nesses âmbitos são criativos e, por vezes, geniais. Era o que fazia o jovem servo de Deus Carlos Acutis.
n.105 Ele sabia muito bem que esses mecanismos da comunicação, da publicidade e das redes sociais podem ser utilizados para nos transformar em seres adormecidos, dependentes do consumo e das novidades que podemos comprar, obcecados pelo tempo livre, fechados na negatividade. Carlos, porém, foi capaz de usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza. Via que muitos jovens, embora parecendo diferentes, na realidade acabam por ser iguais a todos os outros, correndo atrás daquilo que lhes impõem os poderosos através dos mecanismos de consumo e de atordoamento. Desse modo, não deixam brotar os dons que o Senhor lhes concedeu. É por isso, dizia Carlos, que «todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias». Não permitas que isso te aconteça.
n. 124 Cristo e vive! Aquele que nos enche com a sua graça, aquele que nos liberta, aquele que nos transforma, aquele que nos cura e nos consola é alguém que vive. É Cristo ressuscitado, cheio de vitalidade sobrenatural, vestido de uma luz infinita. Por isso dizia São Paulo: «Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé» (1Cor 15,17).
n. 125. Se Ele vive, então sim, poderá estar presente na tua vida, a cada momento, para enchê-la de luz. Assim, nunca mais haverá solidão nem abandono. ...Ele enche tudo com a sua presença invisível, e onde quer que tu vás, Ele estará à tua espera. Porque Ele não só veio, mas vem e continuará a vir em cada dia, para te convidar a caminhar até um horizonte sempre novo.



fechar