VER BEM !... XXX DOMINGO COMUM
Data: 27/10/2018

VER BEM !...
XXX DOMINGO COMUM
Ruben Aves dizia: “Os olhos são pintores: eles pintam o mundo de fora com as cores que moram no coração. Olho bom vê a bondade! Olho mau, vê a maldade! Olho luminoso, vê o mundo e as pessoas com cor de luz! Olho de trevas, vê o mundo e as pessoas de cor negra.” É importante ver com os olhos, ver com o coração, ver com a inteligência, ver com os olhos da fé. É necessário ser lúcido, ter um espírito e uma capacidade de ver bem as coisas, as pessoas e as situações da vida. Cuidado com as diversas cegueiras: as físicas, mas também as alucinações, as invejas, os ciúmes, as tristezas, as incredulidades; são predadores. No Evangelho deste domingo, Jesus convida-nos a abrir os nossos olhos: os do corpo, os do coração e da mente. O cego de Jericó está ali para pôr à luz do dia não só a sua cegueira, mas também a cegueira dos discípulos e da multidão. Ele, que era cego, viu o que os discípulos não viram. «Seguir Jesus no caminho», partilhar, pôr-se em movimento, orientado pela luz do Evangelho é ver bem. Com Jesus, vemos os outros como irmãos, vemos as coisas pelo lado bom e positivo, a natureza - expressão da bondade criadora de Deus. Senhor, abre olhos para veja bem!

------------------------------------------------------------------------------

TODOS OS SANTOS E OS FIÉIS DEFUNTOS, -
Desde os tempos mais remotos, no século I da era cristã, celebra-se um dia dedicado a todos o santos. Os Santos são aqueles que orientam a sua vida pelas bem-aventuranças, pelo amor, pelo Evangelho. Quem ama não morre! Em finais do século VIII, começa-se a celebrar a «Comemoração dos fiéis defuntos», no dia seguinte à festa de Todos os Santos.

Sentido do DIA DE TODOS OS SANTOS, 1 de Novembro.
Celebra-se a memória de todos aqueles e aquelas, nossos antepassados, que, para além da morte, vivem na plena alegria e festa com Deus. Viveram o espírito das bem-aventuranças. Foram pecadores, mas caminharam no caminho da conversão e do amor. Todos nos podemos aperfeiçoar, todos temos em nós essa semente de amor, de justiça, de beleza, de paz. Neste dia, celebramos o lado mais belo e bondoso do ser humano! Os santos elevam-nos na solidariedade e na caridade (Pão por Deus), fazem confiar, ter esperança. Não celebramos o lado diabólico, negativo, monstruoso, destruidor, do ser human--- O Halloween!

COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS DEFUNTOS, dia 2 de Novembro.
Celebra-se neste dia todos os que, sem ainda viverem na plenitude da vida e da perfeição (céu), se encontram em processo de purificação no amor (purgatório). Neste dia em que celebramos e lembramos os nossos defuntos, relembramos que a morte física não é o fim de tudo, mas o começo de tudo. A morte é o nosso dia de Natal, o transpor o muro do tempo e do espaço, uma ponte que nos lança nos braços afectuosos e amorosos de Deus, uma entrada na festa do banquete da vida. Morrer é «abrir-nos àquele que nos fez viver na terra» (G. Marcel)


fechar