LIBERTAR-SE!... XXVIII Domingo Comum
Data: 13/10/2018

LIBERTAR-SE!...
XXVIII Domingo Comum

Neste domingo, Jesus coloca à nossa consideração o célebre episódio do jovem rico. Este procura a sua felicidade total, procura em Cristo o segredo da sua realização pessoal! Todavia estava"agarrado"! Prisioneiro dos seus bens, não quis seguir Jesus! Colocamos para nossa reflexão uma história e uma carta a um Rico Jovem:
1. Um jovem tenha ouvido falar da riqueza do coração. Estava agarrado a alguns bens. Queria desprender-se deles. Depois quis entrar num mosteiro. Foi interrogado por um ancião que queria saber até que ponto ele estava disposto a deixar as suas riquezas. Perguntou o ancião ao jovem: - Se tivesses três moedas de ouro, dava-las aos pobres?
- De todo o coração! Respondeu o jovem!
- E se tivesses três moedas de prata?
- Dava-as com todo o gosto!
- E se tivesse três moedas de cobre?
- Essas, não as davam de maneira alguma, Sr, Abade.
- Porquê? – Perguntou-lhe o abade.
- Porque não tenho, nem três moedas de ouro, nem três moedas de prata. Tenho, isso sim, três moedas de cobre. Essas, não as dou! Não me desfaço delas! São minhas!

2. CARTA A UM JOVEM ( quando decorre um sínodo sobre os jovens):
Meu caro Rico jovem, Meu caro Jovem rico:
Queres viver? Ou vegetar? Queres viver ou simplesmente curtir? Passar pela Vida ou deixar este mundo um pouco melhor? Às vezes sentes-te perdido? Aborreceste-te com a Vida? Se estás perdido e te sentes desorientado na tua vida, não sabendo que caminho tomar, ou que palavra seguir, começa por escutar a Voz de Jesus. Escuta a Sua Boa Nova.
Se gostas de fazer o bem, de ajudar, de ser útil, prossegue nesse caminho! Busca todas as ocasiões para fazer o bem! O mundo necessita dessa vontade, necessita desse empenho! Se tens medo, medo de Cristo te impedir o prazer e as alegrias da vida; se tens medo de um cristianismo, reduzido a um catálogo de proibições; se desconfias do próprio futuro, então eu digo-te: Não tenhas medo. Cristo não veio para te tirar nada, mas para te encher de vida e te preencher com a vida em abundância. A fé em Jesus ou enche de alegria e de gozo a vida ou então não é fé! O cristianismo é um caminho exigente, mas a exigência e a responsabilidade constroem-nos. Talvez, me permitas uma palavra especial: Desperta em ti a coragem de ousar decisões comprometidas. Não andes ao sabor da moda do momento. A decisão e a opção por valores sólidos torna o crescimento possível, que te permitem ir avante e alcançar algo de grande na vida; são as únicas que não te destroem a liberdade, mas te oferecem a justa direcção no espaço do amor. Por fim, não vivas, rasteiro, na indiferença, no isolamento, na desconfiança; nunca deixes de sonhar, de apostar e de arriscar a vida por um grande ideal. Deus ama-te! Jesus, como ao jovem do Evangelho, fita em ti o Seu olhar!