FESTA DA ASCENSÃO DE JESUS

FESTA DA ASCENSÃO DE JESUS

ASCENSÃO:
TOCAR O CÉU...
Um grupo de aventureiros decidiu uma vez mais subir aos montes mais altos do mundo, apelidados de tecto do mundo: os Himalaias. Relatam os expedicionários que fizeram uma experiência espiritual tão profunda que tiveram a sensação de tocar a verdade do seu ser, ao mesmo tempo que pareciam beijar o céu. O céu não é um lugar, nem um espaço, mas um estado de comunhão profunda e total. O céu é a plenitude, a felicidade total. O céu é o não tempo, o não espaço! O céu é a vida. O céu é o amor plenos! Por isso, a VIDA em plenitude jamais acabará! O céu é o sonho e a utopia de cada pessoa humana. Desejar o céu é sonhar com a felicidade total. É a união com Deus; a vida nÉle e com Ele para sempre. Este sonho é que faz o mundo pular e avançar!
No actual momento da nossa história parece que não se deseja mais nada do que viver e gozar aqui e agora. Consumir, curtir! Por que será? Litopovski dizia que o homem actual habituou-se a superar todos os obstáculos e todos os limites físicos. Aprendeu a dominar e a conhecer todas as leis que regem a natureza. De facto, o homem tem possibilidade de deslocar-se rapidamente. Tem capacidade de, em tempo real, estar conectado com tudo o que se passa no nosso mundo. Consegue penetrar nos meandros mais sofisticados do corpo humano! Etc....Todavia, não consegue pôr fim às injustiças, às desigualdades sociais. Não consegue pôr fim à fome e às guerras. Não consegue dar sentido à sua vida. Não é somente com a ciência e com a técnica que se vencem o desespero e a amargura, o tédio e falta de razões para a vida. Sobretudo, não consegue pôr fim à morte! Uma máquina, um robot, por mais sofisticada que seja, não dá ao homem a realização plena dos seus sonhos!
A Ascensão de Jesus ao Céu é uma esperança para toda a humanidade. Nela olha-se mais além. Por ela aspira-se a penetrar mais fundo e a voar mais alto. A frágil humanidade de Jesus, que também é a nossa, entra na esfera do divino. Liberta-se do limite do tempo, do peso as imperfeições, da escravidão de todos os males. A Ascensão de Jesus é um sinal mais de sentido para a nossa vida, tantas vezes sufocada pela atracção pelo imediato, pelo poder, pelo rastejar na terra, sem orientação, sem valores, sem amor.
A nossa vida pessoal deverá ser vista como uma subida, uma escada que permanentemente sobe. Não como uma subida e de pois um descida. Uma subida até ao monte e depois uma derrocada até ao nada. A nossa vida na terra, não é ascensão e queda; é uma caminhada em ascensão, com avanços e recuos, para glória
Com os pés bem assentes na terra, criando o céu na terra, somos convidados a tocar o céu! Tocar o céu poderá ser: ser feliz na doação, em família, no trabalho, na relação, na Igreja. Tocar o céu é elevar-se, valorizar-se, ter o coração ao alto!
Com a Ascensão de Jesus completa-se o mistério da Ressurreição. Corações ao alto!