RESSURREIÇÃO: A PRIMAVERA DA VIDA!
Data: 31/03/2018

RESSURREIÇÃO:
A PRIMAVERA DA VIDA!

Precisamos permanentemente de nos recriar, de vida nova, um fôlego novo. Páscoa é a certeza de que Jesus nos renova! Torna-nos pessoas novas. Dois símbolos fortes da Páscoa, que celebramos na Vigília Pascal: Água e Luz. Fogo e água são sinais de Vida Nova! São poderosos símbolos de transformação. Passar pelo fogo e pela água significa recriar-se. Os agricultores bem sabem como o sol e a água são essenciais para a natureza! Ninguém, ao passar pelo fogo ou pela água, permanece insonso e morto. A água lava e o fogo purifica. Na Páscoa, acendemos o Círio Pascal, benzemo-nos com água. Colocamos o Círio Pascal na Pia Baptismal cheia de Água. É um símbolo forte! È um apelo à nossa harmonia interior!

A ressurreição não é somente um acontecimento do passado. Um mito que se foi propagando! Nem um episódio para o futuro; quando morrermos. Se somos cristãos, a Páscoa de Jesus é para dar sentido, gosto e gozo à vida! Eis duas histórias que nos podem ajudar a entender a Ressurreição de Cristo e a sua importância no hoje da nossa vida.
-----------Um domingo de Páscoa de manhã, depois da missa, uma criança de 5 anos começou a fazer um desenho numa folha de papel. A mãe andava atarefada, com o pai; preparavam uma mesa digna de uma grande Festa.
A avó perguntou o que estava a desenhar.
Ela respondeu que estava a desenhar Deus.
- Mas ninguém sabe como Deus é - disse-lhe a avó.
- Mas vão passar a saber assim que eu terminar este desenho!
Ao que parece a criança desenhou a avó a sorrir, uma mesa com toda a família ao seu redor, com belo ramo de flores vistosas..
-------------Um artista japonês, chamado Hokusaï. Pintou uma jarra com uma paisagem mag¬nífica da montanha sagrada Fuji Yama. Certo dia, alguém deixou cair a jarra. Lentamente, o artista recolocou todos os cacos. Refez a jarra. No entanto, para dar a conhecer aquilo que sucedera à sua jarra, a história «despedaçada» da mesma, o artista cobriu cada racha com um fio de ouro. A jarra, no fim, ficou mais bela do que nunca.

A ressurreição de Jesus é um apelo a passarmos dos cacos da existência para a beleza da vida refeita, renovada e reconstruída. A ressurreição acontece quando, olhamos para Deus que sorri para nós, nos faz sorrir para a vida, refaz os nossos laços... A Ressurreição é algo vivo, real e operativo que já começou, que continua. A psicologia do túmulo transforma os cristãos em múmias de museu! A espiritualidade da ressurreição faz de nós "pessoas cântaros" para dar de beber aos outros. Não deixemos que nos roubem a esperança.
Em nós, como na natureza, opera-se uma fotossíntese, uma nova primavera!
A nossa Igreja, porventura a nossa família , cada um de nós, necessita de uma PRIMAVERA!


fechar