RENASCER A ALEGRIA! III DOMINGO DO ADVENTO
Data: 16/12/2017

RENASCER A ALEGRIA!
III DOMINGO DO ADVENTO

Natal é alegria! Há uma estrela que quer nascer dentro de si. Uma estrela que alegra as noites, que faz derrubar os muros da tristeza, que elimina o desespero e a infelicidade! Para muitas pessoas ser alegre e feliz é: “curtir”, comer, fazer barulho, ter sensações fortes no álcool ou na droga, ter muitas coisas e nada de responsabilidade, sobrepor-se aos outros, fins de semana de arromba! Isaías, na 1ª leitura, afirma: Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que me revestiu com as vestes da salvação. São Paulo, na 2ª leitura, em tom imperioso, apela: Vivei sempre na alegria. João Baptista, no deserto, trouxe um raio de luz aos corações quebrantados de desiludidos!

O papa Francisco diz, por diversas vezes, que não quer os cristãos melancólicos, e que sejam cara de vinagre.» E faz proposta concretas para vivermos na alegria de ser cristão». Eis algumas:

1. O humor faz-nos felizes e humildes.

2 O bom carácter e a delicadeza deixa-nos surpreender por Deus a cada dia.

3.O bom humor e as boas relações reduzem os conflitos.

4. Sem vivacidade de ânimo perdemos perspectiva e escapam-se muitas coisas.

5. O riso, o abraço , são uma arma contra o orgulho dos poderosos e dos egoistas.

6. Sorrir é bom para o corpo e para a alma, atrai e dá serenidade.

7. A hospitalidade pede acolhimento gozoso, sorriso franco e doses de humor.

8. Estar contente abre a mente e o coração para a oração e a ação.

9. A alegria é uma felicidade que não provém de razões momentâneas: coisa, dinheiro, prazer individualista, diversão sem noção, bebedeira. É mais profunda, é um dom e uam tarefa.

10. «Um coração cheio de Deus é um coração feliz que irradia e contagia com a alegria todos aqueles que estão ao seu redor: disso nos damos conta imediatamente! Assim, não percamos aquele espírito jubiloso, bem-humorado e até auto-irónico, que sabe brincar consigo mesmo, que faz de nós pessoas amáveis, mesmo nas situações difíceis. Quanto bem nos faz uma boa dose de são humorismo, uma gargalhada, uma anedota, mas também uma oração, a contemplação»,

11. Como "receita" para a alegria, o papa prescreveu a oração de S. Tomás More - que afirmou rezar todos os dias: «Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Concedei-me a graça de compreender uma brincadeira para descobrir na vida um pouco de alegria e partilhá-la também com os outros.»

Deus é a fonte da verdadeira da alegria, duradoura e profunda. Ele envia-nos o Seu Filho, Jesus Menino! Ele vem renovar a nossa alegria de viver.. Angelus Silesius, dizia-nos: Estrela matutina da noite sombria, que enche o mundo de alegria, Jesus, entra, brilha no cofre do meu coração! Alegra a tua vida! "

ONDE HOUVER TRISTEZA QUE EU LEVE A ALEGRIA!


fechar